Aurora Coop e FALB fortalecem ações de inclusão das pessoas com deficiência

30/08/2022

Sensibilizar sobre o respeito à dignidade e à igualdade de todos tanto no mercado trabalho quanto na sociedade. Esse foi o foco das ações promovidas, no dia 23 deste mês, pela Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), mantida pela Aurora Coop, no auditório Afonso Dresch da Unoesc Campus I, em Joaçaba/SC. A programação contemplou a formatura do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência (PcD) e o Workshop “Viva as Diferenças”.

O primeiro evento foi a formatura do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência (PcD), que contou com 20 formandos. O curso teve duração de três meses e foi ministrado por profissionais da FALB e por colaboradores da Unidade Aurora Coop de Joaçaba/SC para alunos encaminhados dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) dos municípios de Catanduvas, Capinzal, Irani, Vargem Bonita e Joaçaba.

Em seguida, ocorreu o Workshop “Viva as Diferenças” que tem como objetivo integrar as pessoas com deficiência, empresas e entidades, promovendo socialização, reflexões e a criação de novas oportunidades voltadas à inclusão pessoal, social e profissional das pessoas com deficiência. O Workshop contou com as seguintes apresentações: “Desafio da Inclusão nas Empresa” com Rodrigo Spillari da Aurora Coop e “Importância da Inclusão” com Lisiane Vieira – Juíza do Trabalho; duas palestras: “Diversidade e Adversidade: Respeitando as diferenças e Fazendo a Diferença Os 5 Pilares da Inclusão” com o Mano Down; e “A forma como escolhermos olhar para o mundo, cria o mundo que vemos e somos” com Steven Dubner, além de um belo e emocionante Desfile Inclusivo.

“Mais uma vez estamos orgulhosos por cumprir com êxito essas iniciativas tão importantes para fortalecer as ações de inclusão. Vivemos as diferenças no dia a dia e é fundamental continuarmos falando cada vez mais sobre inclusão social, profissional e pessoal das pessoas com deficiência. É gratificante poder afirmar que já evoluímos muito, mas sabemos que ainda há desafios pela frente e podemos avançar ainda mais”, destacou diretora administrativa da FALB Sonara Bergamo Ramos.

 Sonara reforçou, ainda, que ter um olhar de empatia e amor ao próximo é o primeiro passo para a inclusão. “Os feedbacks positivos e os relatos emocionados dos alunos sobre o curso nos confirmaram que estamos no caminho certo. O sucesso do Workshop Viva a Diferença também nos mostrou que conseguimos cumprir nosso propósito de mostrar que somos todos iguais em meio às nossas diferenças. Quero aproveitar para agradecer os parceiros nestas iniciativas e todos os nossos voluntários que não mediram esforços para concretizar com sucesso os eventos”. 

O gerente da Unidade da Aurora Coop de Joaçaba, Rodrigo Spillari, destacou que com o apoio da FALB, a Aurora Coop tem uma política de inclusão muito bem estabelecida. “Isso possibilita trabalharmos ações internas e externas, visando não só a contratação de pessoas com deficiência, mas, principalmente, valorizar as suas habilidades”.

“A inclusão no trabalho significa muito mais do que ter um emprego, uma renda”, disse a Juíza do Trabalho, Lisiane Vieira, durante a solenidade realizada no auditório da Unoesc. “Ela dignifica o ser humano, pois é a partir do trabalho que ele passa a ser visto na sociedade e por ele próprio como alguém produtivo, que tem o seu valor”, afirmou a magistrada.

O coordenador da Central de Relacionamento da Unoesc, Jefferson Alan Flemming, destacou que a Universidade apoia iniciativas como essa da Aurora Coop, uma vez que a inclusão está alinhada com a missão enquanto instituição comunitária que atua com compromisso social.

Os eventos foram possíveis com o apoio do SESCOOP/SC, das Cooperativas Filiadas ao sistema Aurora Coop: a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia – Copérdia e a Cooperativa Agropecuária de Lacerdópolis – Coolacer, das empresas: Organizações Limger uma Empresa do Grupo Liderança Serviços e a Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Joaçaba, além das entidades parceiras, voluntários da Aurora Coop e da comunidade.