Sustentabilidade - Meio Ambiente

Meio Ambiente

Cuidado com os recursos naturais em todos os momentos.

A gestão ambiental da Aurora Coop está alinhada aos nossos valores e estratégias, com investimentos voltados ao atendimento legal e
ao crescimento sustentável.

Nosso cuidado com os recursos naturais inicia no campo com o fomento às boas práticas com os empresários rurais, passa pelo desenvolvimento dos produtos das nossas marcas e pelas atividades industriais, até o descarte das embalagens pelos consumidores. Monitoramos e controlamos os aspectos ambientais mais significativos e avaliamos riscos e oportunidades das nossas operações visando a redução de impactos adversos e a prevenção da poluição.

Desta forma, a gestão ambiental da Aurora Coop está alinhada aos nossos valores e estratégias, com investimentos voltados ao atendimento legal e ao crescimento sustentável da atividade. Conheça algumas das nossas práticas:

Meio Ambiente

Uso da Água

Gerenciamos o volume da água captada e a qualidade dos efluentes devolvidos ao ambiente, de acordo com as licenças ambientais. Mais de 90% da água utilizada nos processos industriais é devolvida ao ambiente após tratamento adequado. Atuamos na redução e no reuso de água, buscando aumentar a eficiência do uso dos recursos hídricos e a preservação ambiental.

Participamos de Comitês de Bacias Hidrográficas e incentivamos os empresários rurais a adotar medidas de redução no consumo da água, proteção de nascentes e da mata ciliar, e destinação adequada de resíduos da atividade agropecuária. Assim, contribuímos na conservação ambiental e minimizamos os impactos da cadeia produtiva.

Fontes de Energia

A Aurora Coop se move com energia renovável. Aproximadamente 98% da energia consumida diretamente pelas unidades industriais é obtida a partir de fontes renováveis. Uma matriz energética baseada em fontes renováveis gera menos gases de efeito estufa (GEE) e impactos ambientais.

Atualmente, nossa maior fonte de energia utilizada é a lenha. E para atender a demanda, mantemos áreas de reflorestamento próprias, arrendadas ou adquirimos lenha de terceiros. Nossa segunda maior fonte de energia é a elétrica, à qual compramos no mercado cativo e obtemos através da operação de uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH) e da contratação de energia no mercado livre. A maior parte da energia do mercado livre é incentivada proveniente de fontes que geram um baixo impacto ambiental.

Meio Ambiente
Meio Ambiente

Gerenciamento de Resíduos

A fim de reduzir a quantidade de rejeitos encaminhados aos aterros e garantir o destino adequado, gerenciamos todos os resíduos gerados pela Aurora Coop. Mais de 90% dos resíduos provenientes das nossas operações são reaproveitados. A aplicação em solo na forma de adubo e compostagem traz impactos positivos na própria cadeia produtiva, no cultivo de grãos e pastagens. Auditamos periodicamente nossos transportadores e destinadores terceirizados e orientamos nossos colaboradores sobre os programas ambientais de descarte e coleta seletiva.

Desde 1995 a empresa mantém o Programa Reciclagem Vida, utilizado para capacitação dos colaboradores, contabilização dos materiais reciclados e divulgação de resultados com ganhos ambientais.

Programas no Campo e na Cidade

Melhorando a qualidade de vida no meio rural.

Na Aurora Coop desenvolvemos programas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no meio rural, obtendo ganhos em produtividade e sustentabilidade, além da melhoria no desempenho ambiental proveniente do descarte das embalagens dos nossos produtos.
Conheça algumas das nossas ações:

Certifica e bonifica os produtores cooperados que atendam os critérios de avaliação nos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Em mais de 20 anos de atuação, já certificou centenas de empresas rurais.

Conheça mais sobre o PRSA e entenda como ele tem transformado a realidade no campo.

Um dos nossos mais premiados programas ambientais, envolve as cooperativas filiadas e é desenvolvido há mais de 11 anos. Realiza a coleta, transporte, tratamento e destinação ambientalmente correta de resíduos de saúde animal gerados nas propriedades rurais.

A maior parte do material que utilizamos na confecção das nossas embalagens é produzida a partir de fontes renováveis e parte significativa da quantidade de papel/papelão consumida é proveniente da reciclagem. O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento desenvolve projetos para otimização e redução da quantidade de material utilizada nas embalagens, bem como na priorização de resinas plásticas que facilitem a reciclagem do material. O símbolo da reciclagem está presente em todas as embalagens de produtos das nossas marcas, ajudando os consumidores a destinar corretamente à coleta seletiva.

Para aumentar as taxas de reciclagem das embalagens pós-consumo das nossas marcas, participamos desde 2015 da Coalização pela Logística Reversa, que visa melhorar os processos de coleta seletiva e a integração de cooperativas de catadores em todo território nacional. A Aurora Coop investe no Instituto Recicleiros, entidade gestora escolhida para implementar as ações estruturantes de logística reversa. Conheça mais sobre o instituto e as ações realizadas aqui.

Este site usa cookies e dados de navegação de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Preferências