Nossa História

Nossa História

Nascemos de um sonho: proporcionar melhores condições de vida a famílias de pequenos produtores rurais.

Com esse propósito, dezoito homens representantes de oito cooperativas, liderados por Aury Luiz Bodanese, uniram forças para fundar uma cooperativa.

Nascemos de um sonho: proporcionar melhores condições de vida a famílias de pequenos produtores rurais. Com esse propósito, dezoito homens representantes de oito cooperativas, liderados por Aury Luiz Bodanese, uniram forças para fundar uma cooperativa que industrializasse a produção de suínos da região. De lá pra cá, trilhamos um caminho abundante, unindo cada vez mais pessoas na nossa essência de coletividade e empatia.

Ao longo das décadas, alicerçados em valores sólidos, crescemos e hoje temos orgulho de destacar que somos formados por mais de
100 mil famílias.

Os fatos mais importantes
de cada década:

1969 – 1979

Ver Detalhes

1980 – 1989

Ver Detalhes

1990 – 1999

Ver Detalhes

2000 – 2009

Ver Detalhes

2010 – 2020

Ver Detalhes

Os líderes
da nossa história:

Aury Luiz Bodanese(em memória)

Foi o líder fundador da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Natural de Barão de Cotegipe (RS), tem uma história de vida muito próxima à de outras vividas por imigrantes que, na época, deslocaram-se à região Oeste de Santa Catarina em busca de uma nova perspectiva de vida.

De personalidade forte e iniciativa, começou a trabalhar cedo como vendedor de frutas e entregador de jornal, foi motorista de caminhão aos 15 anos e, aos 20, prestou serviço militar em Uruguaiana (RS). Durante toda a trajetória profissional participou de forma ativa na comunidade como representante político e empreendedor.

Aury foi o primeiro presidente da Aurora Coop e é reconhecido como um grande líder cooperativista. Durante os 22 anos em que esteve à frente da Cooperativa, propagou a filosofia cooperativista, reunindo pessoas e formando uma base sólida para a futura projeção da Aurora Coop.

Mario Lanznaster(em memória)

Foi um dos maiores presidentes da história da Cooperativa. Iniciou sua gestão em 2007 e, durante os 13 anos em que presidiu a Aurora Coop, direcionou-a a grandes conquistas. Natural de Presidente Getúlio (SC), Lanznaster atuou na diretoria industrial durante 15 anos com Aury Luiz Bodanese.

Suinocultor por mais de 40 anos e produtor de cereais, foi graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Dedicou 46 anos ao cooperativismo, comandou duas das maiores cooperativas – Cooperalfa e Aurora Coop – recebeu prêmios estaduais e nacionais, foi homenageado e condecorado inúmeras vezes e deixou um legado ressaltado por todos que o conheceram direta ou indiretamente: mostrou com toda sua simplicidade que a cooperação é capaz de transformar o mundo.

Este site usa cookies e dados de navegação de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Preferências