Eventos marcam o Dia Internacional do Cooperativismo

10/07/2019

O casal Graciela Chaves Zancheta e Vilmar Zancheta aproveitou o sábado, 6 de julho, para levar a pequena Ana Luiza, de nove meses, para um passeio especial. A família prestigiou o Happy Day, Cooperar é Somar promovido pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. O evento, em comemoração do 97º Dia Internacional do Cooperativismo, ocorreu na Praça da Cooperação, em Chapecó, e reuniu cerca de 350 pessoas.

“Foi a primeira vez que prestigiamos o evento. A Aurora Alimentos e demais parceiros estão de parabéns. Os finais de semana são momentos em que compartilhamos em família e, sem dúvida, esse sábado foi especial. Essa é mais uma prova da força do cooperativismo. Como o lema da Cooperalfa diz: Cooperar é evoluir e muitas coisas só acontecem por meio da cooperação”, salientou Graciela que há 12 anos trabalha no setor financeiro da Cooperalfa.

O Happy Day ocorreu em todas as unidades da Aurora Alimentos com diversas atividades. Em Chapecó, cidade em que se localiza a matriz da cooperativa, contou com café compartilhado, brinquedos infláveis, algodão doce, aferição de pressão, pintura de desenhos, doações de kits odontológicos, pintura facial, massagem, distribuição de sementes, quintal de brincar e apresentações artísticas. O evento serviu também como ponto de coleta de embalagens Tetra Pak para o Projeto Brasil sem Frestas e contou com a presença dos programas da Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB), mateada e sorteio de brindes.

O objetivo, segundo o vice-presidente da Aurora Alimentos, Neivor Canton, foi reconhecer o valoroso trabalho e as famílias dos voluntários. “Buscamos proporcionar um momento de bem-estar, partilha e união, envolvendo os empregados e famílias das cooperativas filiadas ao Sistema Aurora, além de parceiros. É essa união de esforços que faz as coisas acontecerem, as grandes transformações do mundo ocorreram por meio de cooperação. Nós acreditamos no cooperativismo”.

O presidente da Aurora Alimentos, Mário Laznaster, observou a força transformadora do cooperativismo. “Muitas são as mudanças ocasionadas por meio da cooperação. Prova disso é o crescimento da Aurora Alimentos ao longo desses 50 anos. O que começou como a união de esforços para o desenvolvimento da suinocultura, tornou-se um conglomerado agroindustrial formado por 11 cooperativas filiadas, cerca de 28 mil empregados e quase 100 mil famílias cooperadas. Esse resultado só foi possível graças à cooperação que é a nossa razão de existir”.

De acordo com o prefeito Luciano Buligon a Aurora Alimentos faz parte do desenvolvimento de Chapecó e é uma das principais propulsoras da economia não apenas no município, mas no Estado. “O modelo de governo cooperativo deveria ser adotado em todas as esferas, uma vez que já provou a força e o poder transformadores que possui”.