Programa Encadeamento Produtivo é encerrado com sucesso

28/12/2023

Contribuir para o aumento do índice de competitividade dos pequenos negócios e auxiliar na evolução e desempenho das empresas rurais. Esse é o objetivo do Programa “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: Suínos, Aves e Leite”, desenvolvido pelo Sebrae nas empresas rurais das regiões onde estão inseridas as plantas industriais e cooperativas filiadas ao Sistema Aurora Coop.

No mês de dezembro ocorreu no auditório do Sebrae/SC em Chapecó, o encerramento da edição 2023, com a presença do coordenador do programa Encadeamento Produtivo na Aurora Coop Joel José Pinto,  do gerente regional oeste e extremo-oeste do Sebrae/SC Udo Martin Trennepohl, da gerente regional do Sebrae/RS Silvana Berguemmaier, do vice-presidente de agronegócios Marcos Antonio Zordandos consultores do programa Encadeamento Produtivo, dos parceiros Sicoob e Sicredi.

Joel Pinto ressaltou durante o encerramento do projeto que foi possível concluir tudo que foi proposto durante o ano. “Foram muitos eventos, não apenas em Santa Catarina, mas no Rio Grande do Sul e Paraná. O Programa enfatiza a melhoria de resultados da empresa rural, mas principalmente na qualidade de vida das pessoas. Porque sabemos que se as pessoas vivem bem, os resultados vão ser bons”.

Ressaltou o Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista – Troféu Aury Luiz Bodanese, que ocorreu neste ano. “Foi um evento realmente maravilhoso, que coroou todo o nosso trabalho. Conseguimos premiar as melhores empresas rurais do Sistema Aurora Coop e de cada uma das cooperativas. Avaliamos todo esse trabalho, apresentamos os números e também avaliamos o que precisa ser melhorado. O objetivo deste encontro é justamente reunir parceiros, coordenadores, consultores que contribuem para o projeto e seus resultados. O importante de tudo isso é o que levamos para o empresário rural, a transformação que acontece com as famílias, a mudança de comportamento, de atitudes e a melhoria das propriedades rurais”.

Na visão do Sebrae/SC, de acordo com Trennepohl, os resultados são os melhores possíveis. “Vamos comemorar em 2024 os 27 anos do Programa Encadeamento Produtivo que iniciou com o De Olho e o QT Rural. Esse projeto é o principal do Sebrae em SC e eu me arrisco a dizer, no Brasil. Muitas pessoas, entidades e instituições buscam aquilo que tem de ponto forte e oportunidades do encadeamento produtivo para aplicar em outros setores. Para nós, sem dúvida é uma honra ter uma parceria não só com os produtores, mas principalmente com a Aurora Coop, com as cooperativas singulares e demais unidades”.                                                                                                              

SUPERANDO ETAPAS

Marcos Zordan salientou que “estamos renovando o nosso contrato, nosso compromisso com o Sebrae/SC e com as cooperativas filiadas. Devemos ampliar cada vez mais a nossa atividade junto ao nosso quadro de associados das cooperativas. Voltamos agora com mais força para 2024, levando para mais produtores, mais distantes até, a nossa função de organizá-los e de dar oportunidade para que cresçam cada vez mais na sua atividade”.

Mais de 20 anos desenvolvendo o Projeto, Nedir Alexandre pontuou as áreas trabalhadas. “As cadeias de aves, suínos e leite são desenvolvidas na organização das propriedades e também a gestão, que é trabalhar o custo das atividades e fazer o melhoramento na empresa. O produtor tem que fazer a gestão da empresa para saber o quanto ganha, o quanto que gasta para trabalhar bem na atividade. Muitas coisas a gente consegue transformar em resultados positivos, não tanto na área econômica, mas promovendo mudanças de comportamentos dos produtores. Então, isso é um trabalho que é realizado pela equipe de consultores e que traz um resultado, excelente para as atividades do produtor rural”.

REFERÊNCIA PARA OUTROS ESTADOS

Silvana Berguemmaier ressaltou que o Programa é muito importante no Rio Grande do Sul. “Trabalhamos também o público rural, que consideramos empreendedores rurais. Esse segmento do agronegócio é muito importante e está na nossa missão e no nosso público de atuação da instituição. Trabalhamos com indústria, comércio, serviços e também o agronegócio. E, ao longo dos últimos 15 anos que estamos nesse programa, a gente tem, com certeza, contribuído junto com os parceiros, com as cooperativas, para o desenvolvimento do produtor rural, para a profissionalização, da atividade dele. E, com isso, melhora a questão da qualidade, da sustentabilidade, dos resultados financeiros, tanto para ele, como empreendedor rural, quanto para as cooperativas às quais ele faz parte”.