Projeto Vozes do Corpo encerra atividades do ano

14/12/2021

O Programa Vozes do Corpo encerrou as atividades anuai, neste último fim de semana, no auditório do Frigorífico Aurora Chapecó II (Fach II). A iniciativa é da Fundação Aury Luiz Bodanese (FALB) — entidade mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop).

Neste ano as atividades de dança do Programa Vozes do Corpo aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Efapi, e no Ginásio de Esporte Plinio Arlindo De Nês, bairro Saic, Chapecó (SC), atendendo 53 crianças e adolescentes. Todas as atividades foram planejadas e reorganizadas para acontecer de forma segura e com foco nos cuidados de prevenção à Covid-19. Segundo a diretora da FALB, Sonara Bergamo Ramos, esse evento foi muito esperado. “A dança passou por um período de aulas on-line e os alunos se desafiaram ao desenvolver habilidades de dança em suas casas. Iniciamos as aulas presenciais somente em maio para garantir segurança de todos em relação à Covid-19. Estamos felizes porque atingimos o nosso objetivo”.

A professora do Programa Vozes do Corpo, Patrícia de Lara Lemos, complementa que o maior desafio de 2021 foi manter os alunos em atividade, em função das aulas on-line. “É gratificante encerrar o ano e perceber o quanto somos capazes de nos reinventar”.

O Programa Vozes do Corpo tem por objetivo proporcionar, por meio da prática de dança, vivências que estimulem o desenvolvimento pessoal, social e cultural de crianças e adolescentes. “A ação vem apresentando excelentes resultados, tanto no que se refere ao desenvolvimento de habilidades de coordenação motora quanto na melhoria da autoestima, no desenvolvimento de relações interpessoais, no aumento da criatividade, entre outros aspectos. Além disso, possibilita identificar e encaminhar talentos para outros espaços de dança, encaminhar jovens aprendizes para o mercado de trabalho e, quando necessário, encaminhar para atendimento psicossocial”, observa Sonara.