Desfile inclusivo visou elevar a autoestima, permitir a diversidade e mostrar que todos são capazes, independentemente de suas limitações. (Foto: Robson Oliveira/Aurora Coop).

Workshop Viva as Diferenças celebra a inclusão de pessoas com deficiência em Mandaguari (PR)

26/08/2024

Um dia voltado para valorizar as potencialidades das pessoas com deficiência e mobilizar a sociedade e as empresas em prol da inclusão. Esse foi o propósito do Workshop Viva as Diferenças, promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese e sua mantenedora Aurora Coop na terça-feira (20), no Centro de Convenções de Mandaguari – PR. Com a participação de 300 pessoas, o evento ainda contou com a solenidade de formatura do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência.

Na cerimônia de abertura, o gerente do Frigorífico Aurora Coop Mandaguari/PR, Gilmar Luis Gruber, deu as boas-vindas aos presentes e reforçou que cooperar é mais do que uma palavra, é fazer a diferença e ser parte atuante da sociedade. “Nosso dever e obrigação é incluir as pessoas na sociedade e no ambiente de trabalho, como colaboradores, colegas e membros da comunidade. E esse é o compromisso que firmamos cotidianamente”, afirmou.

O primeiro momento do Workshop Viva as Diferenças foi marcado pelo Talk Show: Cases de Inclusão, mediado pela analista de desenvolvimento humano da unidade, Franciele Pacheco. Na oportunidade, Gruber apresentou o trabalho de inclusão para pessoas com deficiência realizado no Frigorífico Aurora Coop Mandaguari, seguido da apresentação das atividades realizadas pela APAE do município, divulgadas pelo presidente da entidade, Anacleto Giraldeli Filho. O case final foi um compilado do projeto Cultivar, iniciativa da Cocamar em parceria com as APAEs de Maringá e Rolândia, relatado pela gerente de responsabilidade socioambiental da cooperativa, Natália Paganini.

Para a diretora administrativa da Fundação Aury Luiz BodaneseSonara Ramos, o Workshop Viva as Diferenças foi marcado por muita emoção e uma oportunidade para que a sociedade conhecesse um pouco mais do trabalho social desenvolvido pelas empresas, entidades e associações da região. “Vivemos momentos intensos e significativos. Foi um privilégio para todos os participantes e suas famílias vivenciá-los, confirmando que cada esforço vale a pena.”

RECONHECIMENTO

Na solenidade marcada por emoção e sentimento de dever cumprido, os 19 formandos do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência receberam seus certificados que reconhecem a dedicação e o empenho de cada aluno. O curso, que integra o Programa de Diversidade da Fundação, tem como objetivo inserir e manter com dignidade pessoas com deficiência na sociedade e no mercado do trabalho.

Sonara relatou que, enquanto Fundação, é gratificante ver o impacto positivo na vida das pessoas e na comunidade. “Nosso curso não apenas promove o desenvolvimento pessoal, social e profissional, mas, acima de tudo, busca capacitar as pessoas a serem protagonistas de suas próprias histórias, incentivando a autonomia e contribuindo para a construção de uma sociedade melhor”, sublinhou.

“Concluir esse curso significa muito para mim, foi uma oportunidade para mostrar que temos os mesmos direitos e devemos ser incluídos. Sou muito grato por isso”, ressaltou o formando Leonardo Choti Schotts. Para ele, esse foi mais um passo importante em sua caminhada e o evento marcou o momento de celebração.

Após as homenagens aos formandos, a programação seguiu com a palestra do Instituto Mano Down com o tema “Diversidade e Adversidade: respeitando as diferenças e fazendo a diferença. Os 5 pilares da inclusão”, apresentada pelo idealizador e gestor do instituto, Leonardo Gontijo e o músico Eduardo Gontijo (Dudu do Cavaco).

O evento encerrou com uma iniciativa que visa elevar a autoestima, permitir a diversidade e mostrar que todos são capazes, independentemente de suas limitações: o desfile inclusivo com 16 colaboradores da unidade Aurora Coop de Mandaguari, CRAS e APAE de Mandaguari, Marialva e de Jandaia do Sul.

O trainee supervisor administrativo da Aurora Coop Mandaguari, Emirson Luiz Gocha, descreveu que foi emocionante e gratificante promover um movimento de inclusão como esse. “Pela primeira vez, tivemos o privilégio de sediar esse evento e a expectativa foi grande. Celebramos essa trajetória com sucesso, mostrando à sociedade o que a Aurora Coop realiza na unidade de Mandaguari. Foi um dia especial que ficará marcado pela emoção de poder verdadeiramente fazer a diferença na vida das pessoas”, pontuou.