Mutirão de limpeza é realizado pela Fundação Aury Luiz Bodanese

01/10/2025

Comprometimento com o meio ambiente e com a comunidade. A Fundação Aury Luiz Bodanese (ALB) reafirmou, neste mês de setembro, seu protagonismo em ações de responsabilidade socioambiental ao promover a 2ª Caminhada Ambiental, em alusão ao Dia Mundial da Limpeza (20/09). A iniciativa, que aconteceu ao longo do mês, mobilizou cerca de 460 voluntários de 34 unidades da Aurora Coop, que se organizaram em mutirões de limpeza e plantio de árvores em 21 municípios de seis estados brasileiros.

Para a analista de programas sociais da Fundação ALB, Darcivana Squena, a ação não é pontual, pois gera resultados a longo prazo que superam a mobilização. “Desenvolvemos novas culturas ao estimularmos as mudanças de comportamento. A educação ambiental é o que garante transformações, tanto na consciência sobre o meio ambiente quanto na promoção de bem-estar e qualidade de vida”, destacou, ao reforçar que o incentivo aos colaboradores para participarem de ações como essa fortalece a cultura de sustentabilidade na Aurora Coop e influencia positivamente o setor agroindustrial, ao mostrar que os resultados consistentes surgem quando empresa e funcionários compartilham responsabilidades.

21 MUNICÍPIOS ATENDIDOS

As atividades contemplaram municípios de Santa Catarina (Abelardo Luz, Chapecó, Guatambu, Joaçaba, Maravilha, Quilombo, São Miguel do Oeste, Xaxim, Cunha Porã, Pinhalzinho e Itajaí), Paraná (Castro e Mandaguari), Rio Grande do Sul (Erechim, Sarandi, Tapejara, Aratiba e Ibiaçá), Mato Grosso do Sul (São Gabriel do Oeste), Pernambuco (Recife) e Ceará (Fortaleza). Estradas, rios, praças, bairros, praias e demais áreas comunitárias receberam atenção especial, numa demonstração prática de engajamento coletivo em prol da preservação ambiental. “Ações sustentáveis são mais eficazes quando há envolvimento das pessoas, pois isso as faz se sentirem pertencentes aos espaços. Criar essa sensação é fundamental para que a população se identifique com o lugar, se sinta feliz e segura, e efetivamente faça parte”, salientou Darcivana.

O movimento global que inspira a ação, o Dia Mundial da Limpeza, já uniu 211 países e territórios desde 2018, engajando mais de 114 milhões de pessoas em iniciativas de combate ao descarte inadequado de resíduos. Nesse contexto, a participação da Fundação contribuiu para consolidar o Brasil entre os protagonistas da mobilização, que, somente em território nacional, alcança mais de 1.200 municípios.

Além da Caminhada Ambiental, a Fundação integra essa agenda de sustentabilidade a outras frentes, como o projeto A Turminha da Reciclagem e o Prêmio Escola Cidadã, reforçando a importância de despertar a sensibilidade para práticas de preservação. Em cada uma dessas ações, a essência permanece a mesma, de promover consciência coletiva para alcançar uma conexão harmônica com o meio ambiente. “Sem educação ambiental não há mudança de comportamento, pois, quando as pessoas entendem os impactos de suas ações no meio ambiente, elas se tornam mais propensas a adotar atitudes mais sustentáveis”, expôs Darcivana.