Sustentabilidade - Bem-estar Animal - Nossos Compromissos

Nossos Compromissos

Garantia de espaços adequados e bem-estar animal.

Suínos

A Aurora Coop, como pioneira na implementação de boas práticas de produção e de bem-estar animal desde 2008, vem alcançando números significativos a cada senso bianual interno realizado referente à transição do sistema de gestação em box para a gestação coletiva de matrizes suínas.

Para o ano de 2022, a Cooperativa reitera que, mantém o seu compromisso de transição de sistema de gestação em box para o sistema de gestação coletiva como meta para o ano 2026, atingindo neste ano 100% de transição. Entretanto, a Instrução Normativa 113, de 16 de dezembro de 2020, normatiza e regulamenta com prazo de adequação até 2045, sendo a Aurora Coop pró ativa na referida adequação. Ainda, reforça-se que, para as novas construções dentro do sistema Aurora Coop a partir de 2021, é obrigatório que estejam no padrão de gestação coletiva.

Gestão coletina

Em consonância com o compromisso assumido, de transição do sistema de gestação em box para o sistema coletivo, a Aurora Coop, no ano de 2021, atualizou seu senso bianual interno, realizado pela equipe técnica. Foram quatro meses de trabalho intenso, auditando e aplicando o checklist nas propriedades, foram envolvidos aproximadamente 150 profissionais, entre técnicos, zootecnistas e médicos veterinários, que fazem parte do corpo técnico de 10 cooperativas filiadas ao sistema Aurora Coop, e estão diariamente a campo prestando assistência técnica para os produtores.

Como resultado desse trabalho realizado, nesse ano de 2022 atingimos a importante marca de 85% das propriedades com sistema de alojamento de matrizes suínas em baias coletivas.
Esse dado corrobora com a transparência e dedicação pela qual preza a Cooperativa, estando tal esforço alinhado com sua visão: “Ser reconhecida como cooperativa referência em alimentos no Brasil e no mundo”.

Conforme pode ser evidenciado na 3ª Edição do Observatório Suíno 2022, importante relatório que monitora a evolução das maiores indústrias de alimentos do Brasil, do qual a Cooperativa participa voluntariamente há dois anos.

Além desse importante resultado, fruto do trabalho de todos os envolvidos no sistema de produção, cabe ressaltar que constantemente a cooperativa está investindo em alternativas para promover maior bem-estar e qualidade de vida aos animais, propósito que faz parte do comportamento apropriado para a espécie, dentro do programa de Bem-Estar Animal, seguido pela Aurora Coop. Para promover esse princípio, utiliza-se de recursos como o enriquecimento ambiental, importante método para promover maior qualidade de vida aos animais. Destas propriedades que possuem alojamento de matrizes em baias coletivas, 83%, segundo nosso senso bianual interno, já possuem enriquecimento ambiental.

Como validação do sistema de produção, periodicamente são realizadas visitas com aplicação de checklist completo, que envolve, além da verificação da evolução da transição do sistema em box para alojamento de matrizes suínas em baias coletivas, outras práticas de manejo, como desbaste de dentes, corte de cauda, aspectos socioeconômicos relevantes e a biosseguridade das granjas. O objetivo é manter e evoluir o sistema de bem-estar de animal e de boas práticas de produção, ambos de importância única para o equilíbrio e eficácia da produção.

Adicionalmente, como forma de orientação às equipes de assistência técnica e produtores, a Aurora Coop implantou a Cartilha de Gestação Coletiva de Matrizes Suínas, material técnico informativo que contém os princípios de bem-estar animal na gestação coletiva, seguidos pela Cooperativa, e as recomendações para construções e adaptações das propriedades, conforme compromisso assumido pela mesma.

Além disso, todos os manuais de produção possuem orientações específicas para cada procedimento operacional de manejo e de bem-estar animal. Estes manuais de produção são repassados para equipes técnicas e produtores por meio de treinamentos e, revisados bianualmente conforme as legislações vigentes, as novas tendências de mercado e inovações na área de bem-estar animal.

Relatório 2021

Relatório 2022

Aves

Garantimos espaço adequado para as aves expressarem seu comportamento natural de espojar, bater asas e ciscar.

Nenhuma ave do nosso sistema de produção é mantida em gaiola. 70% das propriedades de frango de corte são aviários do tipo convencional, de pressão positiva, com iluminação natural durante todo o dia.

Atendemos ao mínimo de 4 horas de escuro durante a noite. Todas as propriedades possuem o Manual de Manejo e Orientações Técnicas – Frangos de Corte com orientações sobre manejo e bem-estar animal.

Na produção de frangos de corte, buscamos o progresso por meio de pesquisas, e a ambiência é um dos fatores de suma importância no processo de produção animal. Há investimento constante em melhorias ambientais nas instalações para proporcionar conforto térmico adequado aos animais através de controladores de temperatura, umidade relativa, ventilação, iluminação, radiação, entre outros. Estes fatores influenciam diretamente no bem-estar das aves.

Nossos aviários possuem sistemas de aquecimento e resfriamento, conforme a época do ano, proporcionando conforto térmico às aves, permitindo que elas expressem seu comportamento natural. Todas as propriedades de frangos de corte da Cooperativa são asseguradas.

No ano de 2020, passamos a utilizar somente ovos provenientes de fornecedores que possuem sistema cage-free em 100% de sua produção de industrializados. Mantemos nosso compromisso em utilizar somente insumos oriundos de galinhas livres de gaiolas para a produção dos produtos das nossas marcas, com declaração comprobatória do fornecedor. Prova disso é nossa classificação no relatório anual da EggLab 2022.

 

Clique e Acesse o Relatório

Práticas de Manejo

Com os estudos técnicos e as adaptações, reduzimos e abolimos algumas práticas de manejo utilizadas nos processos. Entre elas, podemos citar:

Em relação à castração cirúrgica dos leitões, preconizamos a adoção da castração imunológica, promovendo maior conforto e menor estresse aos animais. Porém, quando não for possível, a prática deve ser realizada por recomendação técnica, com uso de anestésico. No entanto, conforme a Instrução Normativa 113, de 16 de dezembro de 2020, todas as granjas terão até o dia 1º de janeiro de 2030 para utilizar analgesia e anestesia em toda e qualquer castração cirúrgica, independentemente da idade do animal.

O corte de dentes dos leitões não é uma prática recomendada nas granjas. Desta forma, atentemos as orientações da Instrução Normativa 113, de 16 de dezembro de 2020, que proíbe o corte dos dentes, e utilizamos os procedimentos recomendados pelo Código Sanitário da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE – Organização Internacional de Epizotias), que é o desbaste dos dentes (mas somente se o bem-estar da fêmea ou a face dos leitões da leitegada estiver comprometida).

Não adotamos a prática de debicagem na criação de aves, em nenhuma fase de produção.

A Cooperativa opta somente pela adoção a Imunocastração, por ser uma prática menos invasiva.

Na criação de aves, a prática da debicagem não é realizada pela Aurora Coop, somente a empresa que fornece os animais realiza esta prática. A Cooperativa não possui produção de ovos comerciais.

Referente ao corte da cauda dos leitões, a prática é realizada seguindo os procedimentos técnicos mundialmente reconhecidos pelo Código Sanitário da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal). Este manejo é necessário para a manutenção do bem-estar animal. A Cooperativa está recomendando e orientando todo sistema de produção, conforme preconiza a Instrução Normatiza 113, de 16 de dezembro de 2020, para que o corte seja realizado apenas no terço final da cauda e até o terceiro dia de vida dos leitões.

Nossas Práticas

Acreditamos na transformação do mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado
e com melhores oportunidades para todos.

Na Aurora Coop adotamos como prática quatro pilares: a excelência de uma boa alimentação, a construção de alojamentos adequados, um transporte eficiente e profissionais especializados. Tudo muito bem estruturado para garantir a qualidade em todas as etapas, da criação até a sua casa. Conheça nossas práticas:

Se você ficou com alguma dúvida sobre os nossos processos, converse com a nossa equipe de especialistas.

Este site usa cookies e dados de navegação de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Preferências